Veja como foi o Mini Curso do XVI Congresso Munidial da UISPP

28-06-2010 11:04

   Nos dias 23 a 25 de Junho de 2010 foi realizado em Mação, Portugal, o curso “Arqueologia estratégica como ferramenta de sustentabilidade e desenvolvimento social”, ministrado pela Profa. Erika M. Robrahn-González. As discussões durante o curso foram ricas e trouxeram experiências diversificadas, uma vez que haviam participantes de diferentes países como Portugal, Itália, Colômbia, Brasil e Bulgária.

 

   Este curso se insere nas atividades científicas preparatórias à realização do XVI Congresso Mundial da UISPP. Visa analisar o fenômeno do protagonismo das comunidades no tratamento, preservação e gestão de seu patrimônio cultural, incluindo o arqueológico, estabelecendo um novo perfil (e responsabilidade) de atuação do arqueólogo no tecido de desenvolvimento social do país. Este fenômeno foi analisado a partir dos eixos temáticos definidos para o XVI Congresso Mundial a UISPP, à luz das perspectivas e contribuições científicas e sociais que esta moderna prática da Arqueologia no Brasil vem desenvolvendo.

 

   O curso foi organizado a partir de reflexões temáticas e apresentação de “cases”, compreendendo programas de arqueologia já desenvolvidos com sucesso junto a comunidade, de forma a  avaliar seus encaminhamentos e resultados. Como produto final, os alunos realizaram uma reflexão sobre o desenvolvimento das pesquisas em cada um dos eixos temáticos tratados. Foram, também,  analisadas e colhidas recomendações para as discussões que ocorrerão durante o XVI Congresso Mundial da UISPP.

 

 


Curso “Arqueologia estratégica como ferramenta de sustentabilidade e desenvolvimento social”.
Profa. Erika M. Robrahn-González. Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, Portugal. Junho 2010.

DOCUMENTO© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode